Mundo
Coronavírus faz a primeira morte em Portugal
A confirmação foi dada pela ministra da Saúde em conferência de imprensa. A vítima era um homem de 80 anos que estava internado no Hospital de Santa Maria e que tinhas outros problemas associados.
A ministra da Saúde de portugal, Marta Temido, anunciou, esta segunda-feira, a primeira vítima mortal em Portugal vítima do Covid-19. Na habitual, conferência de imprensa, com a diretora geral da Saúde, Graça Freitas, a governante – que deixou as condolências à família da vítima – revelou que se tratava de um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria.
Marta Temido agradeceu ainda aos profissionais de saúde “pelo enorme esforço que continuam a realizar todos os dias e por garantir que o SNS continua a funcionar”, reforçando o momento difícil que se vive.
Ao início da manhã comunicado diário da Direção Geral da Saúde revelou que subiu para 331 o número de casos confirmados em Portugal, mais 86 casos desde este domingo. O crescimento é de, neste momento, 35%.
Há ainda 374 casos suspeitos a aguardar resultados laboratoriais e três pessoas já recuperaram. Neste momento foram identificadas 18 cadeias de transmissão ativas em Portugal.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais de 55 mil infetados e pelo menos 2.335 mortos.
A Itália com 1.809 mortos (em 24.747 casos), a Espanha com 297 mortos (8.794 casos) e a França com 127 mortos (5.423 casos) são os países mais afetados na Europa.
Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.
C/ Sabado