Sociedade
Contrabando de combustíveis é instabilidade para a economia nacional – Pereira Furtado

Desde Setembro de 2024 até o primeiro semestre de 2025, foram apreendidos em Angola, 5.523.035 litros de combustíveis, sendo 2.010.906 de gasolina, 3.002.327 de gasóleo e 266.912 litros de petróleo iluminante, de acordo com o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
Durante a apresentação do balanço, nesta quinta-feira, 21, na Província do Zaire, o ministro de Estado e coordenador da Comissão Interministerial relembrou que o contrabando de combustíveis é uma instabilidade para a economia nacional e, subsequentemente, para a segurança nacional.
A par do combustível, Francisco Furtado disse que foram apreendidos 22.879 supostas pedras de diamantes, 15 barras e 391 gramas de ouro, três mil toneladas de quartzo, 350 dentes de elefante, cinco garrafas de urânio e três pedras de rubi.
O gestor recomendou no entanto aos órgãos de Defesa e Segurança para serem implacáveis no combate ao contrabando, reiterando ser uma prática criminosa que põe em risco as futuras gerações e compromete o desenvolvimento do país.
A imigração e pesca ilegal, tráfico ilícito de minerais estratégicos e da insegurança em torno das plataformas petrolíferas também preocupam as autoridades angolanas, tendo os órgãos de Defesa, Segurança e Ordem Interna desmantelado vários grupos.