Politica
Consenso na eliminação das actas-sínteses é ganho para democracia angolana, considera analista

O cientista político Eurico Gonçalves considera que o consenso alcançado sobre a eliminação das actas-sínteses no processo eleitoral representa um ganho importante para a democracia angolana.
A posição surge no contexto da discussão na especialidade das propostas de alteração à Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, apresentadas pelo Executivo e pela UNITA, actualmente em análise na Assembleia Nacional.
Para Eurico Gonçalves, em declarações à Rádio Correio da Kianda, a retirada das actas-sínteses “é um passo significativo na simplificação e transparência do apuramento eleitoral, evitando duplicações e possíveis zonas de conflito”.
Ouça as declarações no Jornal da Rádio Correio da Kianda
Também falando aos nossos microfones, o deputado do MPLA, Milonga Bernardo, disse que os debates no Parlamento foram marcados por um espírito de consenso entre os partidos com assento parlamentar. O parlamentar destacou três pontos-chave da discussão que foram a eliminação das actas-sínteses em 2027, Bilhete de Identidade e Cartão de Registo Eleitoral válidos para votação naquele ano e a distância das Assembleias de voto, que passa a ser de 200 metros
A proposta final deverá ser votada nos próximos dias, com expectativa de reforçar a credibilidade do processo eleitoral em Angola.
Deputados votam pela não existência das actas-sínteses nas eleições de 2027