Ligar-se a nós

Sociedade

Concurso público: Saúde prevê contratar mais de seis mil profissionais em Fevereiro

Publicado

em

O anúncio foi avançada esta sexta-feira, na Lunda Sul, pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, no acto de contestação das obras do primeiro hospital pediátrico de referência nacional construído de raiz no país.

De acordo com a governante, a prioridade neste concurso público de ingresso para o funcionalismo público será para preenchimento de vagas nas novas unidades sanitárias do país.

“Claro que a prioridade vai ser profissionais para as unidades que estão a ser construídas, pontualmente vamos reforçar uma ou outra unidade sanitária e temos também um projecto ambicioso em carteira o reforço de equipamentos nas unidades sanitárias”, anunciou.

Lembrar que recentemente, o Presidente do Sindicato dos Médicos angolanos, Adriano Manuel, reclamou o excesso de carga horária que os médicos fazem, sobretudo nos Bancos de Urgência, que de acordo com o responsável, que falava à RNA, alguns chegavam a trabalhar semanalmente três a quatro vezes no Banco de Urgência de 24 horas.

As declarações de Adriano Manuel foram feitas à margem do encontro Nacional dos médicos, realizado na Segunda-feira pela ordem, na última segunda-feira, tendo dito que a carência de profissionais da saúde é de todas as especialidades médicas, sobretudo no tratamento de tuberculose.

Na ocasião, o Director do Complexo Hospitalar Dr. Walter Stranguel, na provincial do Bié, David Abel, disse que a sua unidade sanitária tem carência de médicos das especialidades de Neurocirurgia, Neurologia e Cardiologia, visto que o hospital trabalha actualmente com apenas um médico em cada uma destas especialidades.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD