Ligar-se a nós

Mundo

China: incêndio deixa 44 mortos e cerca de 300 desaparecidos num edifício habitacional de Hong Kong

Publicado

em

Pelo menos 44 pessoas morreram em um grande incêndio que atingiu apartamentos de habitação popular no distrito de Tai Po, em Hong Kong – mais de 270 pessoas são dadas como desaparecidas, conforme noticiou esta manhã a BBCNews.

Três executivos de uma empresa de construção foram presos sob suspeita de homicídio culposo relacionado a materiais inflamáveis, incluindo malha e folhas plásticas, que podem ter permitido que o fogo se espalhasse rapidamente.

Após 18 horas, autoridades disseram que o incêndio estava sob controle – foi classificado como um incêndio de nível cinco, o nível mais grave em Hong Kong.

“Consigo sentir o cheiro no ar”, escreveu o correspondente da BBC em Hong Kong, numa altura em que grandes nuvens de fumaça pairavam sobre os prédios em chamas no Tribunal Wang Fuk.

Um especialista em segurança contra incêndio acredita que a grande quantidade de andaimes de bambu conectando os prédios de apartamentos atiçou o incêndio da noite passada.

O incêndio conseguiu penetrar rapidamente, causando um grande número de mortes e feridos, disse o professor Jiang Liming, da Universidade Politécnica de Hong Kong.

Andaimes de bambu são uma visão icônica em Hong Kong e amplamente usados na construção.

No início deste ano, as autoridades anunciaram planos para eliminar gradualmente o bambu em favor de aço mais resistente e resistente ao fogo. Eles citaram a combustibilidade do bambu e a tendência a se deteriorar com o tempo.

O Prof. Jiang também observou que os blocos do Tribunal Wang Fuk eram “relativamente antigos” – foram construídos nos anos 1980 – então “as janelas de vidro não são tão resistentes ao fogo”.

“Os prédios modernos têm janelas de vidro duplo, mas para este talvez tenham usado apenas um único vidro [… o que torna] muito fácil ser quebrado pelas chamas e as chamas podem então penetrar através da fachada”, disse ele à BBC News.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD