África
Chegada de Mondlane a Maputo marcada com fortes medidas de segurança
Depois de dois meses e meio a liderar a contestação aos resultados das eleições gerais a partir do exterior e sob fortes medidas de segurança na zona do aeroporto, o candidato presidencial Venâncio Mondlane chegou esta manhã a Maputo.
Tiros de gás lacrimogéneo e de metralhadora, nas imediações do aeroporto, intensificaram há mais de duas horas, onde os apoiantes de Mondlane estão concentrados e a tentar furar os acessos, que estão bloqueados e fortemente vigiados pela polícia e por militares.
Mondlane de acordo com uma fonte citada pela Lusa, pretende sair do aeroporto e dirigir-se ao centro da cidade para “falar com o povo”.
Venâncio Mondlane anunciou que o seu regresso ao país marca o início da nova fase de contestação aos resultados das eleições gerais de 09 de Outubro, que denominou de “Ponta de lança”.
Os confrontos entre a polícia os manifestantes já provocaram quase 300 mortos e mais de 500 pessoas baleadas desde 21 de Outubro, segundo organizações da sociedade civil que acompanham o processo.