Mundo
Chefe da igreja Católica apela resposta internacional à crise no Sudão
O papa Leão XIV pediu nesta quarta-feira, 03, à comunidade internacional, que forneça ajuda humanitária para as pessoas que sofrem no Sudão devastado pela guerra.
Falando em sua audiência semanal na Praça de São Pedro, ele pediu também orações pelas pessoas afectadas pelo “devastador deslizamento de terra de domingo na região de Darfur”, que matou perto de mil pessoas, nas montanhas Marra.
O pontífice pediu uma resposta humanitária para as centenas de milhares de pessoas que sofrem naquele país.
“Estou mais perto do que nunca do povo sudanês, especialmente famílias, crianças e pessoas deslocadas. Rezo por todas as vítimas”, disse o pontífice.
A situação no Sudão se agravou em Abril de 2023 em meio a desentendimentos entre o chefe do exército, Abdel Fattah al-Burhan, que também chefia o Conselho de Soberania, e o chefe das Forças de Apoio Rápido paramilitares, Mohamed Hamdan Dagalo.
Os confrontos eclodiram em Cartum e logo se espalharam por todo o país, matando milhares e deixando dezenas de milhares de feridos. Mais de 13 milhões de pessoas tiveram que fugir de suas casas. A situação no país é agravada por surtos de doenças, inundações e retorno em massa de refugiados em meio ao colapso do sistema de saúde pública.
