Ligar-se a nós

Sociedade

Censo 2024: agentes de campo em acção em todos os bairros do país

Publicado

em

Arrancou esta quinta-feira, em todo o país, o processo de cadastramento do Censo Geral da População e Habitação 2024. E na Cidade Alta, o casal presidencial, Presidente João Lourenço e a Primeira Dama Ana Dias Lourenço, já foi recenseado.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, mais de 92 mil técnicos vão garantir, pela primeira vez de modo digital, o processo de Recenseamento Geral da População e Habitação 2024.

Entretanto, as autoridades apelam à colaboração de todos os cidadãos no Censo e que o acto de recenseamento e a prestação de informação devem ser vistos como uma atitude de cidadania e de patriotismo.

Os populares ouvidos pela Rádio Correio da Kianda apelam a colaboração dos cidadãos para o êxito do processo. Apelam, por outro lado, a claridade na divulgação dos dados, a inclusão na contagem, atingindo assim as zonas mais recônditas do país.

Ouvidos pelo Correio da Kianda, os entrevistados acreditam que para o ano 2024 há mais organização e preparação dos recenseadores comparado a 2014, e apelam aos munícipes que pautem por boas práticas para recepção dos recenseadores.

Entretanto, durante o seu discurso de abertura do lançamento do processo, o Coordenador da Comissão Multissectorial, Francisco Pereira Furtado, disse que o Censo é útil para contabilizar a população, para além de obter as características como sexo, cor, habitação, dentre outras.

Francisco Pereira Furtado avançou que por meio do Censo, o Executivo poderá saber quantos angolanos vivem em condições de pobreza, visando criar politicas publicas para promover o bem-estar das populações.

Trinta mil milhões de kwanzas é o valor que o Executivo angolano disponibilizou para o processo do Censo Geral da População e da Habitação.

O censo é abrangente às 18 províncias do país, devendo ser contabilizados todos os cidadãos que se encontrem em território nacional, durante os 30 dias do processo.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD