Politica
Candidatura do actual presidente da UNITA é útil para os desafios de 2027, afirmam analistas

O cientista político Eurico Gonçalves disse em declarações à Rádio Correio da Kianda, ser importante garantir que a liderança presidencial da UNITA está determinada a assegurar a sua reeleição que é política e democraticamente legitima.
A reacção do especialista surge depois do presidente da UNITA Adalberto Costa Júnior ter anunciado para fim deste mês, a convocação do XIV Congresso Ordinário do partido aprazado estatutariamente para este ano, durante um acto político no Icolo e Bengo.
Para o especialista, esta candidatura do actual presidente do Galo Negro, é útil para os desafios aliado ao pleito de 2027.
Almeida Pinto defende a necessidade de a UNITA trazer uma nova roupagem olhando para o crescimento da cultura política dos angolanos.
O politólogo Almeida Pinto disse que a UNITA vai aproveitar o conclave para projectar o partido para os próximos cinco anos e traçar novas estratégias olhando os novos desafios político do país.
O especialista antevê múltiplas candidaturas, como para além de Adalberto Costa Júnior, o filho do patrono do partido Rafael Massanga Savimbi.