Angola que dá certo
Cabinda: Instituto Médio Politécnico de Chiazi ganha salas de informática
O Instituto Médio Politécnico de Chiazi, na cidade de Cabinda, ganhou duas novas salas de informática com computadores e acesso a internet de qualidade. A infraestrutura foi instalada no âmbito do projecto Golfe Solidário e faz parte do programa de educação e inclusão digital de escolas de todo o país.
O projecto vai beneficiar mais de três mil alunos e foi desenvolvido no âmbito da iniciativa de responsabilidade social Golfe Solidário, promovida pela Internet Technologies Angola.
As novas infraestruturas estão equipadas com 42 computadores de última geração (21 por sala), internet rápida, UPS, e televisores LG Smart para projecção e apoio às aulas, permitindo que alunos e professores tenham acesso a ferramentas modernas de ensino e aprendizagem.
Para a instalação dos computadores mais de 75 milhões de kwanzas foram investidos no projecto. Estes valores foram arrecadados das contribuições da última edição do golfe solidário, que contribuiu com cerca de 35 milhões de kwanzas. Os restantes 40 milhões foram investidos pela Internet Technologies Angola S.A mais os patrocínios, conforme avançou Francisco Pinto Leite, o Director Geral da ITA.
“O Instituto Médio Politécnico de Chiazi junta-se a outros centros educativos do país que temos apoiado com infraestruturas informáticas, reforçando a inclusão digital em todo o território nacional. Desde 2012, esta iniciativa já impactou mais de 10 mil alunos, e em mais de 10 escolas criou mais de 20 salas de informática com acesso a internet, equipamentos tecnológicos de última geração e formação a professores, inclusive em zonas remotas”, afirmou.
Além da instalação, a empresa assegurará suporte técnico e manutenção contínua das salas de informática. O instituto foi ainda seleccionado para receber as capacidades do ANGOSAT-2, que permitirá ampliar as oportunidades de aprendizagem e preparar melhor os estudantes para os desafios do futuro.
