Economia
BNA diz que crédito à economia em moeda nacional cresceu 21%
O stock de crédito à economia em Angola, concedido em moeda nacional, atingiu 7,2 biliões de kwanzas em novembro de 2025, registando um aumento de 1,3 biliões de kwanzas, equivalente a 21,1% face ao mesmo período de 2024, segundo a nota de informação estatística sobre o crédito, novembro 2025.
A expansão do crédito reflecte a maior concessão de financiamentos a empresas e famílias, dinamizando sectores estratégicos da economia. Para efeito de comparação, em Maio de 2025, o stock de crédito em moeda nacional era de cerca de 6,2 biliões de kwanzas, o que representa um crescimento de quase 29% face a maio de 2024.
Em declarações recente à Rádio Correio da Kianda, o economista José Lumbo, destacou que o aumento do crédito é um sinal positivo de liquidez no mercado interno, com potencial para estimular consumo, investimento e actividade produtiva, principalmente no sector privado. No entanto, alertou que é essencial monitorar a qualidade dos empréstimos, para evitar riscos de inadimplência e pressões inflacionárias.
O crescimento do crédito acompanha a evolução do ambiente macroeconómico do país, marcado por medidas de política monetária e fiscal que, apesar de desafios como a volatilidade dos preços do petróleo, têm procurado manter a estabilidade financeira e favorecer o acesso ao financiamento interno.
