Desporto
Benguela: mais de 120 atletas no campeonato regional Sul de Taekwondo
A província de Benguela, conhecida como a terra das acácias-rubras, será, neste final de semana, palco do primeiro Campeonato Regional Sul de Taekwondo em seniores, masculinos e femininos, que terá lugar neste sábado e domingo, no Pavilhão do Matrindindi.
A prova visa apurar as últimas seis melhores equipas de cada classe para o Campeonato Nacional, que acontece em Agosto deste ano, na cidade do Lubango.
Pelo menos 120 atletas das províncias de Benguela, Huambo, Huíla e de Luanda vão competir no primeiro Regional Sul de Taekeendo, bem como do Cuando e do Moxico, devido à ausência de um regional da modalidade na zona leste do país.
Benguela estará representada no Regional Sul com quatro equipas, enquanto as restantes províncias estarão constituídas com duas formações cada.
O evento será disputado nas disciplinas Kyorugui, combate corpo a corpo e Poomsae, demonstração técnica, também conhecida como combate imaginário.
Quanto à micro formação para os árbitros de poomsae e reciclagem para os árbitros de kyorogui cadastrados para o Regional Sul, acontece nesta quinta-feira, a partir das 7 horas. Já a pesagem oficial dos atletas será realizada na sexta-feira, assim como a Assembleia Geral da Federação Angolana de Taekwondo e a reunião técnica para a prova.
O presidente de direcção da Federação Angolana de Taekwondo, Salomão Monteiro Lumbo, mais conhecido como`Mestre Flash´, detalha os preparativos para a prova: “Dizer que já temos tudo aposto para a competição. Se tivéssemos que começar hoje estaria a acontecer. Simplesmente estamos à espera dos artistas que fazem engrandecer a festa, que são os atletas, técnicos e os associados em geral”.
Por sua vez, o presidente do Conselho Técnico do organismo, Lourenço da Silva `Mestre Lóló´, reforçou sobre os aspectos técnicos da competição: “Todas equipas já confirmaram as suas presenças. Neste torneio vão se apurar as seis melhores equipas à semelhança do Regional Norte, de modo a realizarmos o campeonato nacional com 12 equipas em cada classe”, explicou.
Recorde-se que os árbitros de Luanda, cadastrados para o Regional Sul, participaram este mês numa micro formação, orientada pelo mestre Lóló’. Ainda assim, os decisores finais dos combates farão parte da reciclagem em terras das acácias rubras, de modo a estarem todos alinhados.
Vale reforçar que no Zonal Norte já foram definidas as primeiras equipas para o campeonato nacional do Lubango. São elas: 1.º de Agosto, Jaimel Clube, Pequeno Dragão, Rodoviário de Angola, Icolo e Bengo e a Academia 10 de Dezembro.

Pingback: Benguela: mais de 120 atletas no campeonato regional Sul de Taekwondo - falabwe