Ligar-se a nós

Politica

Bela Malaquias processa membros que moveram acto de destituição da líder do PHA

Publicado

em

Continua o braço de ferro no Partido Humanista de Angola. Depois dos membros da Comissão Política terem deliberado a destituição da Presidente daquela formação política, a direcção da organização liderada por Florbela Malaquias, moveu um processo-crime contra os autores do acto de destituição, por uso ilegal dos símbolos do partido.

O documento que a Rádio Correio da Kianda teve acesso, refere que a Presidente eleita democraticamente, mantém-se em pleno exercício de funções, com a legitimidade conferida pela assembleia constitutiva e reconhecida pelas autoridades do Estado.

A nota refere ainda que, neste momento, decorrem os trabalhos preparativos da primeira Convecção Ordinária, que terá lugar no dia 30 de Agosto, pelo que, tranquiliza os militantes, simpatizantes e a opinião pública, acerca de um comunicado de um pequeno grupo de insurgentes, e considera de falsa e ilegal alegada destituição da líder do PHA.

O vice-presidente da jurisdição e assuntos parlamentares, Roque Delgado, assegurou que Florbela Malaquias só deixará a presidência depois da convenção, caso os delegados não a queiram reconduzir.

Em reacção, o porta-voz dos autores da demissão da Presidente do partido Humanista, Nsimba Luwawa, reafirmou a deliberação da destituição de Florbela Malaquias.

Luwawa, confirmou que foram notificados de um processo-crime contra eles, mas desconhece as razões. Roque Delgado, falou dos processos crimes movidos por terem accionado o mecanismo de destituição, indiciados na prática de crime.

E Nsimba Luwawa, disse que “tudo isso não passa de uma tentativa frustrada e desesperada”, e reafirmou a destituição de Florbela Malaquias.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD