Ligar-se a nós

Mundo

Autoridade na Nigéria sugere restrição nas fronteiras para travar entrada de grupos armados

Publicado

em

Para conter a entrada de grupos armados em meio à crescente insegurança o chefe da defesa da Nigéria pediu nesta terça-feira, 03, que as fronteiras do país com seus quatro vizinhos sejam completamente cercadas de acordo com à Reuters, esta é a primeira vez que uma alta autoridade nigeriana sugere publicamente tal medida.

Durante o seu discurso em uma conferência de segurança na capital Abuja, o chefe do Estado-Maior da Defesa, general Christopher Musa, disse que “a gestão da fronteira é muito crítica”, citando a cerca de 1.350 km (839 milhas) do Paquistão com o Afeganistão e a barreira de 1.400 km da Arábia Saudita com o Iraque como precedentes de sucesso. “Outros países, devido ao nível de insegurança que têm, tiveram que cercar suas fronteiras”, disse.

As forças armadas da Nigéria têm sido sobrecarregadas por problemas generalizados de segurança, particularmente uma insurgência de 16 anos no nordeste, liderada pelo grupo militante islâmico Boko Haram e seu braço oposto, o Estado Islâmico, Província da África Ocidental.

Forças de segurança e civis foram atacados e mortos, e dezenas de milhares de pessoas foram deslocadas, acrescenta a mesma fonte. As autoridades nigerianas frequentemente atribuem sua insurgência prolongada, incluindo ataques recentes a estações militares, à infiltração de combatentes estrangeiros.

A Nigéria faz fronteira com a República do Níger, Camarões, Benin e Chade, países que estão a enfrentar crescentes campanhas militantes no Sahel.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD