Sociedade
Associações cívicas da União Africana e União Europeia reúnem em Luanda
Luanda acolhe nesta quarta-feira, 19, uma cimeira que vai juntar membros da sociedade civil angolana. O evento promovido pelo grupo de trabalho de monitoria dos direitos humanos, Mudei, vai reunir representadas das organizações Handeka, Kutakesa, Mosaiko e da União Europeia, a Associação para Democracia Local (ALDA).
Segundo disse à Rádio Correio da Kianda, o seu porta-voz Hermenegildo Teotónio, o objectivo do certame é fazer ouvir as vozes da sociedade civil, de contribuir activamente na definição de uma visão comum sobre os desafios que se colocam à África e à Europa.
O encontro terá lugar em paralelo com a Cimeira dos Estados membros da União Africana e da União Europeia, em Luanda.
Hermenegildo revelou que outras organizações internacionais da sociedade civil vão juntar-se à actividade, e que vão discutir temas como a paz, segurança, desenvolvimento sustentável, clima e gestão dos recursos naturais e a participação da juventude na vida política, cujas recomendações serão encaminhadas aos governos dos Estados membros da União Africana e da União Europeia.
Hermenegildo afirmou que todos interessados podem participar: “não há critérios que restrinja qualquer que seja, a inscrição faz-se no local, o essencial é chegar a hora indicada na Universidade Católica de Angola”, disse.
