Sociedade
Arranca em Malanje campanha de cirurgias correctivas de lábio leporino

Na manhã desta sexta-feira, 22, o Hospital Geral de Malanje deu início a uma campanha de cirurgias correctivas para tratar casos de lábio leporino, com atendimento a mais de cem pacientes diagnosticados com a condição.
A campanha, tem como objetivo devolver o sorriso e a autoestima a crianças, adolescentes e adultos que vivem com esta malformação congênita, e vai atender pacientes provenientes de várias províncias do país.
Durante sete dias, estarão em serviço naquela província médicos brasileiros e espera-se poder atender cem pacientes nesta condição.
O Vice-Governador para o Sector Económico e Social, Franco Mufinda, confirmou a presença de pacientes de outras províncias de Angola.
“É muita gente que veio de outras partes de Angola, como Uíge, Lunda Norte e Luanda. A intenção é melhorar a condição de vida das pessoas, as cirurgias são gratuitas, a equipa brasileira já esta cá, e todas as condições logísticas estão criadas”, frisou.
Segundo o cirurgião Luciano Ferreira, as cirurgias são delicadas, pois acometem o tecido facial, concretamente nos lábios, e frisou que o sucesso da cirurgia depende também do paciente.
“Não é uma cirurgia tão complexa, mas é uma cirurgia delicada por se tratar da face, quando acionamos a parte facial é uma parte que é delicada devido ao tecido, conseguimos executar um trabalho perfeito mas depende também do paciente”, explicou.
Os pacientes com o nome na lista, mostram-se expectantes na melhoria da sua condição.