Desporto
Apenas uma hecatombe pode afastar Cabo Verde do Mundial de 2026, diz comentador

O comentador desportivo Mário Gerson disse à Rádio Correio da Kianda, que “apenas um terramoto ou hecatombe poderá afastar os Tubarões Azuis do Mundial 2026, a disputar-se nos Estados Unidos, México e Canadá”.
A selecção nacional de futebol de Cabo Verde pode confirmar, hoje, 13, a histórica qualificação para o Mundial de 2026, caso vença a Eswatini, em jogo da última jornada da fase de qualificação africana.
Para Mário Gerson, os Palancas Negras e os Leões Indomáveis, que jogam igualmente hoje, 13, em Yaoundé, nos Camarões, estiveram a “dormir” enquanto Cabo Verde construía as bases da qualificação a maior montra do futebol mundial.
“Sem descurar o Eswatini, Cabo Verde vai jogar em casa, com o último que empatou com Angola. E com todo respeito que temos pelos nossos irmãos camaroneses que vivem no país, nós os angolanos vamos apoiar Cabo Verde” frisou.
Para o comentador desportivo Mário Gerson, o momento é de total confiança.
“Neste grupo, quem está em melhores condições de se apurar é a selecção cabo-verdiana” sinalizou.
O duelo, marcado para o Estádio Nacional de Cabo Verde, é aguardado com enorme expectativa pelos adeptos, que acreditam ver os “Tubarões Azuis” fazerem história ao alcançar pela primeira vez uma fase final do Campeonato do Mundo.
A equipa orientada por Bubista depende apenas de si para garantir o apuramento. Uma vitória bastará para carimbar o passaporte rumo ao Mundial que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.
Na tabela classificativa do grupo D, Cabo Verde é o líder com 20 pontos, seguido dos Camarões com 18 e Líbia com 15 pontos. Angola é o quarto colocado com 11 pontos, seguido das Ilhas Maurícias com 5 e por último Eswatini com 3 pontos.
O continente africano já conhece cinco das suas representantes no Mundial FIFA 2026. Marrocos, Tunísia, Egipto, Argélia e Gana. Estas seleções confirmaram o favoritismo ao longo das eliminatórias e asseguraram o apuramento directo, juntando-se às potências mundiais que marcarão presença na próxima edição da competição, a disputar-se nos Estados Unidos, Canadá e México.