Ligar-se a nós

Economia

Ampliação do Terminal Polivalente do Porto de Luanda orçado em mais de USD 250 milhões

Publicado

em

As obras de ampliação da profundidade do terminal polivalente do Porto de Luanda, que arrancaram esta sexta-feira, 19, estão orçadas em mais de 300 milhões de dólares, com um prazo de execução de um ano e seis meses.

Na primeira fase, as obras de modernização da infraestrutura vão custar aos cofres da DP World, empresa gestora, mais de 250 milhões de dólares, provendo-se atingir os mais de 380 milhões, ao longo dos 20 anos de período de concessão, abarcando uma área total de 192 mil metros quadrados.

O ministro dos Transportes, que discursava na cerimónia de lançamento oficial da primeira pedra da empreitada, considerou o momento como “um símbolo de transformação estrutural”, dos sectores portuários e da logística nacional e no posicionamento de Angola no mundo.

“Um símbolo que traduz a confiança do executivo nos Transportes e a capacidade do nosso país em atrair investimento internacional em grande escala”, afirmou, sublinhando que a presença de parceiros na referida empreitada reforça a credibilidade de Angola como destino seguro e competitivo de investimento de longo prazo.

O terminal, de acordo com p governante, estará equipado com gruas de tecnologia de última geração, o que vai dinamizar as operações portuárias ao longo do tempo.

Em termos de reflexos, Ricardo Viegas D’Abreu apresentou nova capacidade de empregabilidade tanto na construção como na sua manutenção, a formação Profissional dos quadros angolanos, sobretudo jovens, redução dos custos de importação, bem como maior competitividade nacional e regional.

“Este é mais um passo na nossa caminhada exigente”, dos sector “complexo e interdependente” que apresenta “grandes desafios”.

Por sua vez, o administrador da SP World Group, Joaquim Piedade, explicou aos jornalistas que com a obras de modernização do terminal Polivalente, o Porto de Luanda vai “trazer aumento de volumes de cargas”, atraindo “linhas e navios de cargas” de grande porte e que não podiam, por esta razão escalar Luanda.

“Hoje não existe no Porto de Luanda, um terminal que tenha capacidade de mais de 16 metros de calabres” e com essa capacidade que vai ser instalada aqui, com os trabalhos aqui de aprofundamento da muralha do cais vamos conseguir receber essas embarcações e que vão poder trazer mais volume de cargas”, afirmou.

Esse aumento da capacidade, acrescentou, o terminal polivalente do Porto de Luanda vai sair das actuais 50 mil para 300 mil contentores movimentados anualmente.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD