Mundo
África unida assume controlo do processo de paz no leste da RDC

Num gesto de firmeza diplomática e unidade continental, líderes da SADC, da EAC e da União Africana reuniram-se no dia 1, em Nairobi, Quénia, para consolidar uma estratégia comum de estabilização do leste da República Democrática do Congo (RDC), região marcada por conflitos armados e grave crise humanitária.
De acordo com uma nota a que o Correio da KIanda teve acesso, a reunião, co-presidida pelos Presidentes William Ruto (EAC) e Emmerson Mnangagwa (SADC), reforçou a necessidade de centralizar os esforços de mediação no continente africano, unificando os processos de Nairobi e Luanda, e estruturando um Secretariado Conjunto liderado pela União Africana, com sede em Adis Abeba.
Entre as decisões tomadas, destacam-se: A criação formal de um Painel de Facilitadores Africanos, composto por líderes experientes, como Olusegun Obasanjo e Uhuru Kenyatta, Aprovação de um modelo inclusivo de mediação com envolvimento da sociedade civil, mobilização imediata de recursos para apoio humanitário e operacionalização da missão conjunta, apelo à coordenação de todas as iniciativas externas com o novo mecanismo africano.
A reunião foi vista como um passo crucial para que os africanos assumam a condução das soluções para os seus próprios conflitos, promovendo legitimidade, eficácia e maior envolvimento dos países da região.
Uma Cimeira Extraordinária conjunta será convocada nos próximos dias para consolidar os resultados e alinhar os Estados-membros.