África
África do Sul forçada declarar estado de calamidade
Após condições climáticas severas em várias partes do país na semana passada, a África do Sul viu-se obrigada a declarar estado de desastre nacional esta quinta-feira, 19 de Junho.
O número de mortos por inundações na região aumentou para 92, e esse número provavelmente aumentará à medida que as operações de limpeza continuarem. Autoridades dizem que 31 crianças estavam entre os mortos.
Pelo menos duas crianças em idade escolar que estavam em um ônibus que foi levado pela água estão entre o número não verificado de pessoas desaparecidas, de acordo com relatos da media local.
As autoridades apelaram para que os moradores denunciem o desaparecimento de pessoas para que os socorristas possam entender melhor quantas pessoas ainda estão sendo procuradas.
A província declarou quinta-feira dia de luto pelas vítimas e uma cerimónia memorial foi realizada em uma escola em Mthatha, uma das poucas que permaneceram intactas.
Mais de 4.000 pessoas ficaram desabrigadas por causa das fortes chuvas que danificaram infra-estrutura, casas e interromperam serviços em uma das províncias mais pobres do país.
O governo do Cabo Oriental disse que o trabalho estava em andamento para restaurar o fornecimento de água e energia.