Mundo
Administração Trump anuncia encerramento da Agência USAID

O fim das operações da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), criada em 1961 e considerada durante décadas a maior distribuidora de ajuda humanitária do mundo, foi anunciado na noite desta terça-feira, 01, pelo governo norte-americano, liderado por Donald Trump.
A USAID estava em processo de desmantelamento desde Fevereiro, quando começaram os cortes nas despesas públicas promovidos pelo magnata Elon Musk, mas, a partir de terça-feira, que o Departamento de Estado assume a gestão total de toda a assistência internacional dos EUA.
O secretário de Estado, Marco Rubio, frisou em comunicado que a USAID não cumpriu os seus objectivos desde o fim da Guerra Fria, além de ter criado uma rede de organizações não-governamentais (ONG) que viveram “à custa dos contribuintes americanos”.
Para Marco Rubio, os cidadãos norte-americanos “não devem pagar impostos para financiar governos falidos em países distantes e prometeu que, a partir de agora, a ajuda será direccionada e limitada no tempo”.
Durante o processo de encerramento, foi anunciado que, dos cerca de 10.000 funcionários e contratados da agência em Washington e dos seus escritórios em todo o mundo, apenas 294 permaneceriam para manter as operações mínimas.