Mundo
Seguro e Ventura avançam para segunda volta nas eleições presidenciais
O candidato António José Seguro venceu a primeira volta das eleições presidenciais em Portugal e afirmou que, caso seja eleito, será o “Presidente de todos os portugueses”.
Numa declaração após a divulgação dos resultados provisórios, Seguro deixou ainda uma mensagem aos adversários que não passaram à segunda volta, sublinhando o espírito democrático do processo eleitoral. “Não há derrotados, porque todos somos democratas”, afirmou.
Segundo fonte da candidatura, António José Seguro já recebeu felicitações, por telefone, de várias figuras políticas, entre as quais Catarina Martins, Jorge Pinto e João Cotrim Figueiredo, num gesto que reforça o clima de respeito institucional após o escrutínio.
De acordo com projecções avançadas pela RTP, com base na afinação da sondagem da Universidade Católica e nos dados da contagem efectiva dos votos, a segunda volta deverá ser disputada entre António José Seguro e André Ventura. O director do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica, João António, considerou que este cenário só poderia ser alterado em caso de “uma enorme surpresa”, nomeadamente se surgissem resultados excecionais a favor de João Cotrim de Figueiredo em alguma freguesia.
Entretanto, André Ventura celebrou a passagem à segunda volta na sede da sua campanha, onde prometeu “liderar o espaço não socialista em Portugal”, assumindo-se como o principal opositor no confronto decisivo que se avizinha.
Com a confirmação oficial ainda pendente, o país europeu entra agora na fase decisiva das presidenciais, marcada pela expectativa em torno do debate político e das estratégias dos dois candidatos apurados para a segunda volta.
