Ligar-se a nós

África

Retirada de militares do M23 da cidade de Uvira continua uma incerteza

Publicado

em

Na RDC, a retirada das forças do M23 da cidade de Uvira continua uma incerteza até o fim da manhã desta quinta-feira, 18, enquanto o movimento rebelde afirma retirar as suas tropas da capital provisória da província Sul do Kivu. Algumas fontes confirmam essa operação, outras duvidam de sua realidade.

Ainda nesta quinta-feira, a cidade de Uvira acordou em paz, segundo fontes locais. A população continua as suas actividades habituais, apesar dos rumores persistentes sobre a saída dos rebeldes.

Entretanto, desde a noite de quarta-feira, várias testemunhas disseram que combatentes do AFC/M23 têm deixado a cidade com seus pertences militares, rumo ao norte em direcção a Kamanyola, sua posição inicial.

Alguns populares de Uvira disseram que algumas casas ocupadas pelos rebeldes, especialmente no distrito de Nyamianda, já foram abandonadas, outras testemunhas relatam a presença de combatentes em posição inicial em direcção à planície de Ruzizi.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD