África
Tshisekedi e Kagame vão assinar um acordo de “paz histórica e económica”, diz Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá os líderes de Ruanda e da República Democrática do Congo, em Washington, na próxima quinta-feira, 04, para assinar um acordo de paz, informou a Casa Branca.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse a repórteres na segunda-feira, que Félix Tshisekedi e Paul Kagame, assinarão um acordo de “paz histórica e económica” mediado por Trump.
Tshisekedi já confirmou na semana passada sua presença em Washington. A reunião de quinta-feira deve se basear em um acordo de paz anterior alcançado em Junho e assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países, além de um arcabouço económico acordado em Novembro.
O próximo acordo vai encerrar esforços diplomáticos de meses voltados para garantir a paz no leste do Congo.
O governo congolês frequentemente afirmou que a assinatura do acordo dependeria da retirada do apoio de Ruanda ao grupo rebelde M23. Enquanto isso, Kagame acusou as autoridades congolesas de atrasarem a assinatura final do acordo.
Vale lembrar que, Angola, sob a mediação de João Lourenço, desempenhou um papel de mediação no conflito entre a RDC e o Ruanda, mediado pela União Africana. Em Março de 2025, Angola anunciou a sua retirada da mediação para se concentrar noutras prioridades continentais mais amplas. Apesar de Angola ter facilitado acordos de princípio (como o Roteiro de Luanda).
