Ligar-se a nós

Politica

GAVI apoia Angola com 60 milhões de dólares em vacinas e equipamentos 

Publicado

em

A Directora Geral da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI), Sania Nishtar, foi recebida esta quarta-feira, 19, em audiência, pelo Presidente João Lourenço, num encontro que teve como objectivo o reforço do programa de vacinação de rotina e o financiamento de novas aquisições.

Na ocasião, Sania Nishtar anunciou o apoio de 60 milhões de dólares em vacinas e equipamentos para Angola e frisou que os apoios assinalam a nova era de cooperação que inicia agora, com novas negociações em Luanda.

“Neste quadro, devo realçar que Angola acabou de elaborar a sua estratégia nacional de imunização que é muito importante. E também neste quesito, temos um novo quadro de trabalho de parceria com o Governo angolano que vamos discutir. Portanto, esta parceria vai consistir em partilha de custos para aquisição de vacinas, assim como custos de manuseamento até a administração de vacinas, quanto a isso nós vamos investir uma quantia de 60 milhões de dólares em vários recursos e equipamentos”, assegurou.

Falou, igualmente, sobre a campanha recém lançada da vacina contra o cancro do colo do útero: “como sabem, o Governo de Angola, recentemente, lançou a campanha de vacinação contra o HPV, uma campanha bastante importante, por se tratar de umas das vacinas mais eficazes que existe a nível do mundo e mais moderna, portanto, a primeira vacina contra o cancro, a sua massificação é bastante importante porque vai ajudar a melhorar o nível de saúde e prevenir doenças em jovens e adolescentes”, disse.

Sania Nishtar agradeceu a colaboração do Presidente João Lourenço e das autoridades angolanas para o sucesso das campanhas de imunização a nível global e regional.

“A minha visita a Angola tem duas dimensões, a primeira é agradecer a sua excelência o Presidente da República de Angola porque ele é o campeão global para imunização e também campeão regional para saúde e imunização, portanto, viemos agradecê-lo pelo seu compromisso para com as questões de imunização, assim como pelo seu empenho e todo trabalho que está a fazer em prol da saúde das mulheres e crianças em todo país”, frisou.

Em seu website, a GAVI se descreve como uma parceria público-privada, uma união de governos de países, com a Organização Mundial da Saúde, o Banco Mundial, a Fundação Bill & Melinda Gates e outros doadores, incluindo fundações, ONGs, associações profissionais e comunitárias, organizações religiosas e universidades; fabricantes de vacina; institutos de pesquisa e técnicos de saúde, dentre outros

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD