Ligar-se a nós

África

Condenação de Joseph Kabila pode reacender divisões internas na RDC, diz especialista.

Publicado

em

O especialista em relações internacionais Adalberto Malú, disse hoje, 01, à Rádio Correio da Kianda que a condenação à pena de morte do ex-Presidente da RDC, Joseph Kabila, abre um capítulo exclusivo na política do país vizinho, por ter sido feito à revelia, sem a presença do ex estadista.

Joseph Kabila, foi condenado esta terça-feira, 30, a pena de morte, depois de provado como sendo culpado dos crimes de guerra, de que vinha sendo acusado.

Para Adalberto Malú, esta condenação reflecte dois cenários, sendo o primeiro a tentativa de o Governo de Kinshasa demostrar força e autoridade numa altura em que a rebelião ameaça a integridade territorial.

O segundo, de acordo com o especialista, a condenação de Joseph Kabila, demostra uma clara instrumentalização polít00ica da justiça que pode fragilizar o Estado Democrático e de Direito, e reacender divisões internas, radicalizar a oposição e provocar críticas da comunidade internacional.

Adalberto Malú disse ainda que mais do que punir, a RDC precisa de enfrentar as causas profundas de instabilidade, como pobreza, prostituição e a guerra no leste.

O especialista em relações internacionais disse que esta condenação não resolve os problemas identificados, mas sim podem agrava-los.

Inicialmente previsto para 12 de Setembro, a leitura da sentença demorou mais de 18 dias a ser proferida. A instrução deveria receber novos elementos de novos testemunhos, mas estes acabaram por não comparecer na audiência

O antigo chefe de Estado era acusado de crimes de guerra, traição e organização de um movimento insurreccional, bem como das suas alegadas ligações ao movimento AFC/M23.

Joseph Kabila, Presidente da República democrática do Congo (RDC) entre 2001 e 2019, foi considerado culpado pela acusação como um dos iniciadores da Aliança Rio Congo (AFC), ramo político do M23.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD