Sociedade
Novo Aeroporto recebe prémio de Sustentabilidade na Zâmbia
O Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto foi distinguido na categoria de “Pioneiro Emergente de Aeroporto Verde”, com o prémio “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/2025” do Conselho Internacional de Aeroportos para África (ACI África) na Zâmbia.
Localizado na província do Icolo e Bengo o novo aeroporto ganhou o reconhecimento, resultado das suas práticas de gestão ambiental e sustentabilidade.
A cerimónia de entrega do galardão aconteceu nesta quarta-feira, em Lusaka, à margem da 34ª Assembleia Geral Anual da ACI África, que reúne gestores e especialistas do sector aeroportuário de todo o continente.
A distinção é concedida a aeroportos africanos que se destacam na gestão ambiental e na promoção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, segundo uma fonte citada pelo Jornal O País.
A nota sublinha que o prémio visa, ainda, incentivar a redução dos impactos ambientais das operações e a implementação de práticas de excelência em sustentabilidade, lê-se na nota.
Situado a 42 km da cidade de Luanda, foi construído num terreno com uma área total de 75km2, e foi projectado para acolher aeronaves críticas de categoria F (Airbus – A380).
O seu Terminal de Passageiros possui três píeres (dois internacionais e um doméstico) e 40 posições de parqueamento de aeronaves, com capacidade para receber 15.000.000 passageiros/ano, sendo 10.000.000 passageiros internacionais (3.288 passageiros em hora de pico) e 5.000.000 passageiros domésticos (1.644 passageiros em hora de pico.
Já o Terminal de Carga possui capacidade para 130.000 toneladas de carga por ano.