Ligar-se a nós

Mundo

“China jamais esquecerá governos estrangeiros que apoiaram povo chinês” – Xi Jinping

Publicado

em

“O governo e o povo chinês jamais esquecerão os governos estrangeiros e os amigos internacionais que apoiaram e auxiliaram o povo chinês em sua resistência contra agressão”, disse o Presidente Xi Jinping, durante o seu discurso em comemoração do 80º aniversário da vitória chinesa na Segunda Guerra Mundial.

Ladeado pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o Presidente da Coreia do Norte, Kim Jong Un, entre outros vinte líderes estrangeiros, Xi Jinping promoveu esta quarta-feira, 03, um grande desfile militar no centro de Beijing, com helicópteros a sobrevoarem a Praça Tian’anmen carregando cartazes que diziam “A justiça prevalece”, “A paz prevalece” e “O povo prevalece”.

Xi Jinping continuou ressaltando que “como habitantes do mesmo planeta, a humanidade deve se unir em tempos difíceis, viver em harmonia e nunca recair na lei da selva, onde os fortes atacam os fracos”, numa clara crítica à actual geopolítica internacional.

No âmbito das celebrações, a China acolheu, igualmente, a Reunião da “Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) Plus”, na cidade portuária de Tianjin, no norte daquele país asiático, que está a ser considerada “como a maior cúpula em seus 24 anos de história, com a participação de líderes de mais de vinte países e chefes de dez organizações internacionais”, destacou a Xinhua.

Dentre as propostas, Xi Jinping apelou a criação da Iniciativa de Governança Global (IGG), pedindo que “os países trabalhem em conjunto por um sistema de governança global mais justo e equitativo”, citou a agência de notícias chinesa.

“Embora as tendências históricas de paz, desenvolvimento, cooperação e benefício mútuo permaneçam inalteradas, a mentalidade da Guerra Fria, o hegemonismo e o proteccionismo continuam a assombrar o mundo”, disse o líder chinês e acrescentou que “novas ameaças e desafios têm aumentado, e o mundo se encontra em um novo período de turbulência e transformação”.

Para Xi Jinping, “a governança global chegou a uma nova encruzilhada”, assinalou.

Por sua vez, o presidente Vladimir Putin disse, citado pela TASS, que a iniciativa de Xi Jinping sobre governança global é importante e que os resultados da visita à China e da cúpula da OCS são “muito positivos”:

“A união de todos os presentes é uma demonstração muito importante de uma atitude positiva e de confiança de que seremos capazes de atingir nossos objetivos”, realçou,  citado pela agência de notícias russa.

Comunicação Integrada | Jornalismo | Tecnologias | Redes Sociais | Geopolítica | África | Inteligência Artificial

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD