Politica
João Lourenço e Marcelo Rebelo de Sousa destacam excelência das relações entre Angola e Portugal
Os Presidentes de Angola, João Lourenço, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacaram hoje, em Lisboa, a força e profundidade das relações históricas, políticas e culturais entre os dois países.
As declarações foram feitas à margem da visita oficial que o Chefe de Estado angolano realiza no território português.
Para o Presidente João Lourenço, a parceria entre Angola e Portugal tem sido marcada por respeito mútuo e crescente cooperação bilateral, em sectores como educação, justiça, agricultura, saúde e investimentos.
Já o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Angola é um parceiro estratégico de Portugal, tanto no plano económico quanto nas dinâmicas da CPLP e nos laços humanos que unem os dois povos.
A visita de João Lourenço ocorre num momento em que Portugal acaba de aprovar uma nova lei migratória, que preocupa milhares de angolanos residentes naquele país.
Em declarações à Rádio Correio da Kianda, o especialista em relações internacionais Horácio Nsimba afastou a possibilidade de mudanças imediatas na legislação portuguesa em função da visita do estadista angolano.
Apesar disso, o especialista destacou que o encontro poderá abrir espaços de diálogo mais directo sobre preocupações da comunidade angolana e reforçar a cooperação bilateral em áreas concretas.
Entre os principais momentos da agenda desta sexta-feira, destaca-se a assinatura de 11 acordos de cooperação entre os dois Estados, em sectores como justiça, educação, saúde, tecnologia e agricultura.
A visita do Chefe de Estado angolano é vista como uma oportunidade para aprofundar os laços históricos entre Angola e Portugal, sem deixar de lado os desafios actuais que tocam directamente os cidadãos angolanos no exterior.
Clique para ouvir as declarações no Jornal da Rádio Correio da Kianda
