Mundo
Pequim continuará a apoiar Teerão na defesa da sua soberania, diz Wang Yi
O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, disse esta quarta-feira, 16, ao seu homólogo iraniano, Abás Araqchí, que Pequim continuará a apoiar Teerão na defesa da sua soberania e dignidade nacionais.
O chefe da diplomacia chinesa manifestou ainda disponibilidade para aprofundar a confiança mútua, reforçar a cooperação, expandir os intercâmbios e promover o desenvolvimento estável e de longo prazo das relações bilaterais.
China e Irão mantêm relações diplomáticas há mais de meio século, tendo resistido às vicissitudes internacionais com um desenvolvimento estável e saudável, afirmou Wang Yi, acrescentando que, como parceiro estratégico integral, a China continuará a apoiar o Irão na defesa dos seus direitos e interesses, através do diálogo.
O encontro entre Wang e Araqchí ocorre após um conflito de 12 dias entre o Irão e Israel, iniciado a 13 de Junho, com uma ofensiva israelita contra alvos iranianos. A acção foi na altura condenada pelos membros da OCX, incluindo a China e a Rússia, aliados estratégicos de Teerão.