Sociedade
Realidade da segurança alimentar no país é bastante precária, diz especialista
O empresário do agro-negócio Fidelino Queirós disse que a situação da segurança alimentar no país é bastante precária, apesar das condições naturais para uma produção agro-alimentar suficiente.
O especialista afirmou ainda que em termos de produção de milho, o serial que mais se consome em todo país, as estimativas é que haja uma produção de cerca de 4 milhões e 500 de toneladas, mas a estimativa de consumo é que sejam necessárias mais de 10 milhões de toneladas, o que constitui um desfasamento enorme, pelo facto de não conseguirmos produzir nem a metade da meta.
O especialista disse que para além de diminuta, o ramo empresarial do agro-negócio é muito débil por conta da dificuldade no acesso ao financiamento.
Fidelino Queirós afirmou igualmente que mesmo a agricultura empresarial ainda é feita de forma empírica, por falta de meios suficientes para se obter altas produtividades e por conseguinte bons resultados.
Já o economista José Lumbo disse ser importante que o governo apoie os fazedores de agricultura, sobretudo os da agricultura familiar.
José Lumbo disse ainda que quanto ao financiamento, os bancos precisam de garantia de retorno, visando minimizar custos e maximizar lucros.
As declarações foram feitas esta terça-feira, 01, no espaço “Tem a Palavra” do programa Capital Central da Rádio Correio da Kianda, que abordou o tema “a capacidade produtiva nacional no garante da segurança alimentar”.