Mundo
Liga Árabe considera deslocação de palestinianos como inaceitável
Numa referência às declarações do Presidente norte-americano, o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, considerou hoje “inaceitável para o mundo árabe” deslocar palestinianos do seu território para outros países.
Aboul Gheit disse numa cimeira de governos mundiais no Dubai, quando questionado sobre a insistência do presidente norte-americano, Donald Trump, em retirar da Faixa de Gaza os seus habitantes que “isto é inaceitável para o mundo árabe”, acrescentando que os, árabes, lutaram contra esta ideia durante 100 anos e não estão prontos para nos rendermos agora.
Confirmou também a realização de uma cimeira de emergência sobre a questão palestiniana no Egipto, no dia 27 de Fevereiro, acrescentando que os países árabes têm duas semanas para desenvolver uma posição comum sobre o assunto.
Os países árabes rejeitaram veementemente a proposta de Donald Trump, insistindo no objectivo de uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestiniano, com um Estado palestiniano independente ao lado de Israel.
Na semana passada, Trump propôs expulsar mais de dois milhões de pessoas que vivem na Faixa de Gaza e transformá-la numa “Riviera do Médio Oriente”, gerando protestos globais, sobretudo no mundo árabe.