Ligar-se a nós

África

Arrancam actividades para 38ª Sessão Ordinária da Assembleia da União Africana

Publicado

em

A sede da União Africana, em Addis Abeba, capital da República Democrática da Etiópia, acolhe esta quarta-feira, 12, a 46.ª Sessão do Conselho Executivo da UA, em antecâmara da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do continente berço da humanidade, agendada para os dias 15 e 16 do mês em curso, na capital etíope.

A reunião analisa o “Relatório da 49ª Sessão Ordinária do Comité de Representantes Permanentes (COREP), o Relatório Anual das Actividades da União, dos seus Órgãos e dos Campeões, o Relatório da 15ª Reunião do Conselho dos Ministros do Comércio da Zona de Comércio Livre Continental (ZCLCA), bem como a Emergência de Saúde Pública de Segurança Continental (PHECS), refere a nota a que o Correio da Kianda teve acesso.

Os delegados estão igualmente a analisar os Projectos de Instrumentos Jurídicos, os “Relatórios dos Comités do Conselho Executivo”, os Pontos propostos pelos Estados-membros, o Projecto de Agenda e os Projectos de Decisões da 38ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana.

O certame vai também servir para eleger e nomear seis comissários da Comissão da UA e outros responsáveis seniores dos órgãos da União Africana.

A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do continente africano, agendada para os dias 15 e 16 do corrente mês, vai confirmar a ascensão do Estadista angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, como Presidente da organização continental até Fevereiro de 2026.

Vale lembrar que, o Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, chefia a delegação angolana ao evento que integra, dentre outras personalidades, Esmeralda Mendonça, Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Maria de Jesus, Secretária de Estado da Cultura, e Miguel Bembe, Embaixador de Angola acreditado na República Democrática Federal da Etiópia, refere o documento do Gabinete de Comunicação Institucional do Ministério das Relações Exteriores de Angola.

União Africana: seis presidentes recém eleitos discursam na tomada de posse de João Lourenço

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD