Politica
Deputado da UNITA que colocou viatura em rent-a-car perde mandato
Com 192 votos a favor, zero contra e duas abstenções, os deputados aprovaram esta quarta-feira, 22, a perde definitiva de mandato do deputado da UNITA, pelo Círculo Eleitoral do Cuanza Norte, Alberto José Catenda.
Contra o deputado pesava a acusação de conduta indecorosa lesiva dos deveres e da dignidade da função parlamentar ao colocar as duas viaturas a si atribuídas pela Assembleia Nacional, num esquema de aluguer de viaturas em troca de benefícios financeiros.
Segundo documento a que o Correio da Kianda teve acesso, “a aplicação da sanção não absta a responsabilidade criminal através do competente processo judicial”.
De acordo com o Projecto de Resolução assinado pela Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, ficou provado que José Catenda recebeu benefícios financeiros de Kz 650 mil e 700 mil kwanzas, em momento distintos, pelo uso das viaturas.
Ficou confirmado, igualmente, que a viatura protocolar desapareceu enquanto prestava serviço de aluguer pela empresa IES Rent-a-Car.
Em declarações à Rádio Correio da Kianda, o politólogo Almeida Pinto defendeu que a UNITA deveria jogar na antecipação, suspendendo anteriormente o deputado, e remetido o documento à Assembleia Nacional, para que o facto não evoluísse a aproveitamento político.
O especialista foi ainda mais longe, afirmando que se o assunto for levado a um tribunal superior, o parlamentar estará condicionado de exercer outras funções nos órgãos públicos.
Ouça reacções nos jornais das 13h e 19 horas, da Rádio Correio da Kianda.
Actualizada às 12:43