África
Primeiro-ministro da Tanzânia renuncia recandidatura antes das eleições
Na Tanzânia, o primeiro-ministro Kassim Majaliwa, anunciou que não buscará a reeleição nas eleições parlamentares de Outubro.
Este anúncio “surpresa” encerra suas chances de ser reconduzido ao cargo, depois de ter dito que defenderia sua carreira para um quarto mandato.
O primeiro-ministro de 64 anos afirmou esta quarta-feira, 02, que “sua decisão foi guiada por Deus e tomada de boa fé”.
Kassim Majaliwa disse ainda ser “hora de permitir que outros construam sobre o que começamos”, disse, sem dar mais razões para sua retirada.
O primeiro-ministro Majaliwa, quando foi nomeado em 2015, era visto como um potencial sucessor do falecido presidente John Magufuli.
Permaneceu no cargo sob a presidente Samia Suluhu Hassan, que busca a reeleição pelo partido governista Chama Cha Mapinduzi (CCM).
Sua saída ocorre logo após o vice-presidente Philip Mpango anunciar sua aposentadoria em Maio, levantando especulações de que a presidente Samia está consolidando seu controle dentro do CCM enquanto molda sua equipe de liderança para um possível segundo mandato.
Espera-se que a Tanzânia realize suas eleições gerais ainda este ano, com o CCM provavelmente mantendo o poder como tem feito desde 1977.