Sociedade
Zango regista escassez de afrodisíacos tradicionais após Dia dos Namorados
Os mercados do Zango 1 ao Zango 4, município de Calumbo, província de Icolo e Bengo, enfrentam desde as primeiras horas deste domingo, 15, uma escassez acentuada de afrodisíacos tradicionais, devido à elevada procura registada no sábado, 14, data em que se celebrou o Dia dos Namorados.
“Hoje não temos ancoró, timba-timba nem pau de Cabinda; só restam alguns rebuçados que também ajudam, mas os puro-puro acabaram ontem”, disse ao Correio da Kianda Juliana Missange, vendedora no Zango.
Outra vendedora informal, no Zango 3, revelou que muitos clientes preferiram encomendar previamente produtos já preparados, numa mistura de Zola-Miongo e outras raízes, para garantir resultados no Dia dos Namorados.
“Tive clientes que encomendaram antes do dia 14. Fiz vinte bidões de um litro de misturas naturais, que, ao contrário dos comprimidos, nunca falham. A procura foi enorme”, contou a vendedora.
As comerciantes asseguram que o abastecimento deverá normalizar nos próximos dias, à medida que novos carregamentos chegam dos principais pontos de recolha.
