Ligar-se a nós

África

Ex-presidente da Zâmbia Edgar Lungu morre aos 68 anos

Publicado

em

Morreu nesta quinta-feira, 05, aos 68 anos em uma clínica em Pretória, África do Sul, o ex-Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, que governou o país entre 2015 e 2021.

O anúncio de sua morte foi feito por sua família e seu partido político.

Edgar Lungu chegou ao poder em 2015 após a morte do presidente Michael Sata, sendo então reeleito em 2016 para um segundo mandato, antes de deixar a presidência em 2021, derrotado pelo oponente Hakainde Hichilema em uma eleição que foi amplamente vencida por este último.

Depois de se aposentar da vida política, Edgar Lungu, teve suas pensões de aposentadoria suspensas, de acordo com a lei da Zâmbia, após seu retorno à cena política.

O ex-Presidente no período entre 2023 e 2024, chegou a denunciar regularmente as restrições impostas pela administração do seu sucessor, acusando-o de o ter colocado em prisão domiciliária e de o impedir de viajar para o estrangeiro para receber cuidados médicos.

As acusações são firmemente rejeitadas pelas autoridades em vigor.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD