Ligar-se a nós

Economia

Venda pontual de divisas pelo BNA visa aliviar taxa de câmbio, diz especialista

Publicado

em

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou a realização de uma venda pontual de divisas no valor de 162,7 milhões de dólares, para responder ao aumento da procura sazonal por moeda estrangeira.

Segundo um comunicado divulgado no site do regulador, a operação teve como objectivo reforçar a capacidade dos bancos comerciais para atenderem com maior rapidez as solicitações de particulares e companhias aéreas que operam no país, nos meses de Julho e Agosto.

De acordo com o BNA, foram disponibilizados 61,1 milhões de dólares para operações de companhias aéreas.

O economista José Lumbo referiu que do banco central vem com o propósito de aliviar a taxa de câmbio. A flexibilização decorre de algum conforto nas reservas internacionais que estarão a rondar perto de 15 mil milhões de dólares.

O economista entende também que é necessário que se potencie o sector de turismo, o que poderá ajudar a crescer no quesito da entrada de mais estrangeiros que virão com moeda externa e aumentar as divisas no país.

José Lumbo deu como exemplo, em caso do país receber mil estrangeiros e cada um trouxer 100 dólares, o país terá 10 mil da moeda norte-americana.

O académico defendeu prudência na utilização das reservas internacionais, com investimento na economia com resultados positivos na dinâmica efectiva do crescimento da economia angolana.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD