Sociedade
Vandalização de oito torres de alta tensão pode deixar município da Caála sem energia eléctrica
O fornecimento de energia eléctrica no município da Caála, província do Huambo, pode ficar condicionado devido a vandalização de oito Torres de Alta Tensão, na linha Belém do Huambo, perpetrada por indivíduos não identificados.
A informação foi avançada esta segunda-feira, 22, pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) em comunicado a que o Correio da Kianda teve acesso.
Segundo a nota, os técnicos da empresa efectuava a habitual ronda de vistoria e fiscalização, na linha Belém do Huambo, quando se depararam com um cenário preocupante, que mostra que foram removidas cantoneiras e parafusos, deixando insegura as infraestruturas.
Em caso de chuvas ou vento, adverte a nota, estas infraestruturas “podem ceder, comprometendo gravemente a continuidade do fornecimento de energia na região”.
A ENDE garante, entretanto, estarem em curso acções para a reposição e reforço dos componente furtados, de modo a garantir a estabilidade das torres e fiabilidade do sistema eléctrico naquela região.
O documento termina com apelos aos cidadãos, para maior vigilância e denúncia de comportamentos de indivíduos que concorrem para destruição de equipamentos eléctrico e bens públicos.
