Politica
UNITA vai discutir transformação da FPU em coligação durante reunião da Comissão Política
A Comissão Política da UNITA vai reunir na sua IV sessão para analisar e debater sobre a possível transformação ou não, da Frente Patriótica Unida em coligação eleitoral.
O encontro vai prestar uma atenção especial a vida interna do partido liderado por Adalberto Costa Júnior, tendo em conta o XIV Congresso ordinário aprazado para 2025.
A revelação foi feita à Rádio Correio da Kianda pelo Secretário Nacional de Comunicação e Marketing da UNITA, Evaldo Evangelista. O político disse porém, que os membros da Comissão Política poderão lançar as balizas, mas a discussão e aprovação da transformação da FPU em coligação será no conclave.
A IV reunião ordinária daquele órgão do “Galo Negro” decorre, hoje e amanhã, sob o lema “Unidade, disciplina e trabalho para a vitória”.
Entretanto, o politólogo Almeida Pinto disse que “não se pode ir a uma disputa eleitoral com os membros do mesmo clube afastados”, e falou da cultura dos partidos nacionalistas “que não deitam os seus quadros”.
Encorajou, igualmente, que os membros da Comissão Política saibam decidir e congregar, para o bem da UNITA e do país, como é o caso de José Pedro Kachiungo, membro sénior daquela formação política e outros.
O académico disse que, caso os militantes suspensos não tenham declinado a sua militância, defendeu a inclusão destes no seio da organização. Almeida Pinto espera, por outro lado, aproximação entre Adalberto Costa Júnior, e Isaías Samakuva, para a acção reflectir aos militantes como exemplo de unidade.
Já, o cientista político Eurico Gonçalves, disse que o actual contexto político angolano requer mais unidade, com vista a sarar feridas, para aproximar os desavindos, “a fim de consolidar a unidade partidária e nacional”. Sobre a transformação da FPU em coligação eleitoral, considera “como um desafio para a liderança de Adalberto Costa Júnior”.
O académico disse que “a transformação da FPU será difícil, mas nada impossível”, entretanto, antevê que o PRA-JA Servir Angola poderá exigir muito, mas, os delegados a IV reunião ordinária da Comissão Política e ao Congresso de 2025, vão esperar respostas convincentes da actual direcção da UNITA.
Mais de 350 delegados participam nesta sexta-feira e sábado na IV Reunião Ordinária da Comissão Política, segundo disse à Rádio Correio da Kianda, Evaldo Evangelista, a transformação da FPU em coligação, unidade interna e situação social do país, poderão merecer análise dos delegados.