Ligar-se a nós

Mundo

Ucrânia ataca bases aéreas estratégicas da Rússia em vésperas das negociações em Istambul

Publicado

em

Em vésperas das negociações de paz previstas para Istambul, a Ucrânia realizou um neste domingo, 01, de Junho, um  ataque coordenado contra quatro bases aéreas estratégicas em território russo, numa das operações mais ousadas desde o início do conflito, avança  a imprensa internacional.

Segundo  as autoridades ucranianas e reportagens de veículos internacionais como The Guardian, The Sun e Business Insider, o ataque utilizou drones FPV lançados de caminhões adaptados posicionados discretamente perto das bases.

As instalações atingidas incluem: Base Aérea de Olenya (Murmansk), que abriga bombardeiros Tu-95; Base de Belaya (Irkutsk), onde estão estacionados Tu-22M3;

Base de Dyagilevo (Ryazan); Ivanovo Severny (Ivanovo), com aeronaves A-50 de alerta aéreo.

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) afirma que mais de 40 aeronaves russas foram destruídas, com prejuízo estimado em US$ 2 bilhões.

As imagens que circulam pela imprensa,  mostram várias aeronaves em chamas, incluindo bombardeiros de longo alcance. Segundo relatos,  ao menos um dos casos, o motorista do caminhão que transportava os drones não sabia o conteúdo da carga até o momento do lançamento.

A operação, planejada ao longo de mais de um ano, representa um marco no uso de drones em guerra moderna,  e levanta sérias dúvidas sobre a segurança de ativos estratégicos em território russo, mesmo a milhares de quilômetros da linha de frente.

Até o momento, o governo russo não comentou oficialmente a extensão dos danos.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Ucrânia ataca bases aéreas estratégicas da Rússia em vésperas das negociações em Istambul - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD