África
Tanzânia: presidente Samia Hassan anuncia inquérito sobre mortes nos protestos pós-eleitorais
Na Tanzânia, a presidente Samia Suluhu Hassan disse na sexta-feira última, ao parlamento que será lançando nos próximos dias, um inquérito sobre os assassinatos pós-eleitorais do mês passado.
De acordo com Samia Hassan, o inquérito analisará as questões que levaram à agitação e ajudará a informar os esforços de reconciliação e paz que o governo se comprometeu a empreender, e reconheceu as demandas do partido de oposição Chadema por reformas constitucionais e disse que seu governo embarcaria em um processo de reforma nos primeiros 100 dias.
Este anúncio surge numa altura em os partidos de oposição afirmam que centenas de pessoas foram mortas durante os protestos após a eleição presidencial de 29 de Outubro.
A oposição tanzaniana culpa as forças de segurança pelas mortes, cujo número oficial ainda não foi divulgado pelo governo.
Referir que os jovens na Tanzânia começaram a se manifestar no dia das eleições para protestar contra a exclusão dos candidatos presidenciais dos dois principais partidos da oposição.
A presidente Sami Hassan foi declarada vencedora com mais de 97% dos votos.
