África
Tanzânia: Daniel Chapo marca presença na tomada de posse de Samia Suluhu Hassan
Samia Suluhu Hassan foi esta segunda-feira, 03, empossada como Presidente da antiga Tanganica, actual Tanzânia, apesar da violência eleitoral que causou centenas de mortos, segundo a oposição, e de uma eleição criticada pela grande falta de transparência.
Hassan tomou posse depois da Comissão Eleitoral Nacional Independente (INEC, na sigla em inglês) a ter declarado, no sábado, vencedora das eleições com 97,66% dos votos, numa votação em que foram excluídos os dois principais rivais.
“Eu, Samia Suluhu Hassan, juro que cumprirei as minhas funções de Presidente da República com diligência e um coração sincero”, afirmou a chefe de Estado, promovida à liderança da Tanzânia após a morte do antecessor, John Magufuli, em 2021.
A cerimónia de investidura, que não esteve aberta ao público, ao contrário das anteriores, contou com a presença de dezenas de membros do Partido da Revolução (CCM), representantes do corpo diplomático e vários presidentes africanos, entre eles, Daniel Chapo, Presidente moçambicano.,
