Ligar-se a nós

Mundo

Israel diz que vai reforçar segurança dos reclusos palestinianos

Publicado

em

O Ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, disse hoje, através das redes sociais que o Serviço Penitenciário israelita vai actuar com maior vigilância para garantir a segurança dos reclusos palestinianos.

Embora o abuso não esteja explícito, as imagens sugeriam agressões alegadamente cometidas por soldados israelitas contra um detido palestiniano.

Em Fevereiro de 2025, o Exército anunciou a acusação formal de cinco soldados por maus-tratos a um detido palestiniano em Julho de 2024 no centro de detenção de Sde Teiman, junto à Faixa de Gaza.

A agressão terá ocorrido no dia 05 de Julho de 2024, durante uma revista ao recluso palestiniano, que estava vendado e algemado.

Na cadeia encontram-se cidadãos palestinianos presos desde o início da guerra de Gaza desencadeada pelo ataque do Hamas contra o território israelita, a 07 de Outubro de 2023, e, segundo a acusação, os militares “agiram com extrema violência contra o detido”.

A acusação citou provas recolhidas durante a investigação, incluindo imagens captadas por câmaras de vigilância e registos médicos, em Julho de 2024, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, publicou um relatório afirmando que, desde o ataque de 7 de Outubro de 2023, vários cidadãos palestinianos foram presos “secretamente” e, em alguns casos, sujeitos a torturas.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD