Ligar-se a nós

Economia

Subida de salário mínimo para 100 mil kwanzas levanta alerta de inflação

Publicado

em

O salário mínimo nacional pode ser ajustado de 70 para 100 mil kwanzas, em Setembro deste ano, 12 meses depois da entrada em vigor do Decreto Presidencial que fixou os valores atuais.

As Micro-Empresas e startups continuam a ter fixados nos 50 mil kwanzas mais baixos até Setembro de 2026, desde que comprovem incapacidade financeira e obtenham autorização do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

Segundo o economista José Lumbo, esta medida não se trata de um aumento, mais sim de ajuste salarial, que a curto prazo pode trazer impactos positivos para os trabalhadores, o que pode mudar a médio e longo prazo na economia de modo geral.

José Lumbo frisou, que as empresas usam o sistema minimização de custos, logo para compensação final as empresas irão aumentar os preços, sobretudo aquelas que não são fiscalizadas.

De acordo com o Jornal Expansão, o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social garante reforçar o acompanhamento em articulação com os sindicatos, para assegurar o cumprimento da medida.

Em caso de cumprimento, Angola sobe para a sexta posição entre os países da SADC com salário mínimo mais alto, ficando atrás de Seicheles, Maurícias, África do Sul, Comores e Botsuana.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD