Sociedade
SME: Ministro do Interior reconhece atrasos de até quatro anos na emissão de documentos

O ministro do Interior reconheceu esta sexta-feira atrasos de até quatro anos, nos procedimentos para a emissão de documentos no Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), tendo apelado para a melhoria.
Manuel Homem fez este apelo durante uma visita à Direcção Nacional do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), em Luanda, onde reconheceu os atrasos no atendimento a processos que, em alguns casos, ultrapassam os três ou os quatro anos.
Para mitigar essa situação, foram anunciadas medidas urgentes, incluindo a criação de equipas dedicadas e o lançamento de um programa específico para regularização dos documentos pendentes.
O objectivo, de acordo o ministro, é garantir que os cidadãos tenham acesso aos documentos de forma ágil e eficiente, assegurando que o SME cumpra os prazos legais e melhore a relação com os usuários.
“Nesse sentido, a dificuldade de emissão e gestão de documentos nacionais, nomeadamente: vistos e cartões de residência, bem como a modernização dos sistemas e processos internos devem ser solucionados o quanto antes”, ressaltou.