Mundo
Situação dos direitos humanos no Haiti é “extremamente preocupante”, diz a ONU
O porta-voz do secretário-geral da ONU, Farhan Haq, disse que a situação dos direitos humanos no Haiti é “extremamente preocupante”, já que a violência das gangues domina o país.
Haq informou que pelo menos 1.520 pessoas foram mortas e 609 feridas em violência armada entre Abril e Junho. Durante o mesmo período, Haq disse que pelo menos 185 sequestros e 628 vítimas de violência sexual foram relatados.
“O OCHA (Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários) pede apoio imediato para sustentar e expandir nossa resposta geral para proteger os mais vulneráveis”, disse Haq.
De Outubro de 2024 a Junho de 2025, mais de 4.800 pessoas em todo o Haiti foram mortas pela violência de gangues. Centenas de outras pessoas foram feridas, sequestradas, violadas e traficadas, de acordo com as Nações Unidas. A violência de gangues também deslocou mais de 1,3 milhão de pessoas nos últimos anos.
Recorde que Haiti não realiza eleições gerais há quase uma década, com seu último presidente, Jovenel Moïse, morto em sua residência particular em Julho de 2021. Desde então, a violência das gangues aumentou após o assassinato.