Ligar-se a nós

África

Sessenta em cada mil crianças morrem antes dos cinco anos em Moçambique

Publicado

em

Em Moçambique, pelo menos 60 em cada mil crianças menores de cinco anos morrem por ano, devido a várias doenças, com as estatísticas mundiais a apontarem para quase cinco milhões de mortos, avançou esta segunda-feira, 21 o Instituto Nacional de Saúde (INS) moçambicano.

“Não estamos satisfeitos com 60 mortes de crianças por mil nados vivos, o sector da saúde não está satisfeito e várias acções ainda estão a ser implementadas com vista a assegurar que Moçambique alcance a meta 3.2 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que visa reduzir a mortalidade infantil no mundo, até 2030, para 25 menores mortos por mil nados vivos, disse Samo Gudo.

Segundo apontou, para reduzir as mortes, o executivo moçambicano está a avançar com a revitalização do sistema nacional de saúde, incluindo a construção de unidades sanitárias, formação “acelerada” de especialistas em saúde materno infantil e reforço no diagnóstico das doenças da infância.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD