África
Segurança no leste da RDC domina reunião interinstitucional convocada por Félix Tshisekedi
A situação de segurança no leste da República Democrática do Congo (RDC), particularmente em Uvira, e a retomada do parlamento prevista para 15 de Setembro, dominou a agenda de uma reunião interinstitucional, presidida esta segunda-feira, 08, pelo presidente Félix-Antoine Tshisekedi.
De acordo com a imprensa local, o presidente da Assembleia Nacional, Vital Kamerhe, informou que Félix-Antoine Tshisekedi está profundamente preocupado com as tensões em Uvira, onde está em andamento uma missão do governo para encontrar uma solução duradoura para a crise.
Em relação à retomada do parlamento, a imprensa da RDC avança que Félix-Antoine Tshisekedi, instou os presidentes das duas câmaras a garantir uma sessão serena, focada nas prioridades nacionais, incluindo, a preservação da soberania nacional, o respeito pelos direitos humanos e a segurança das populações do Oriente.
A reunião também abordou a necessidade de acelerar as reformas em curso, reforçando a colaboração entre o Parlamento e o Governo.
Participaram nesta reunião o Presidente da Assembleia Nacional, o seu homólogo no Senado, Jean-Michel Sama Lukonde, a Primeira-Ministra Judith Suminwa e o Presidente do Conselho Superior da Magistratura, Dieudonné Kamuleta.