África
Salva Kiir demite vice-presidente em meio a nova crise política no Sudão do Sul
O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, anunciou a demissão de um dos seus cinco vice-presidentes, Benjamin Bol Mel, em meio ao agravamento das tensões internas no país.
Bol Mel, nomeado em Fevereiro e apontado como possível sucessor de Kiir, foi igualmente afastado da vice-liderança do partido governante, Movimento de Libertação do Povo do Sudão (SPLM), e rebaixado de general para simples soldado no Serviço de Segurança Nacional.
Nenhuma justificativa oficial foi apresentada, e até o momento não foi indicado um substituto.
O ex-vice-presidente está sob sanções dos Estados Unidos desde 2017, acusado de corrupção. Um relatório recente das Nações Unidas revelou que empresas ligadas a Bol Mel teriam recebido cerca de 1,7 mil milhões de dólares para obras de estradas que nunca foram executadas. O político, no entanto, nunca respondeu diretamente às acusações.
A crise política intensificou-se com a demissão do governador do Banco Central e do chefe da Autoridade Fiscal, ambos próximos de Bol Mel. As mudanças acontecem num momento em que crescem as incertezas sobre a sucessão de Kiir, em meio a temores de um retorno à guerra civil.
